24 de agosto de 2015

O que tem Steve Jobs

Só alguém com as características pessoais de Steve Jobs conseguiria criar uma empresa como a Apple e, ao longo de alguns anos, introduzir mudanças significativas em várias indústrias como “os computadores pessoais, o cinema de animação, a música, os telefones, a computação tablet, e a edição digital”, e até nas lojas de venda a retalho. E fez tudo isto com um aspecto distintivo: a sua intensidade.
Após a leitura da sua biografia (escrita por Walter Isaacson a seu pedido), há alguns aspectos que julgo serem relevantes para o sucesso que alcançou.

1.      constituição e funcionamento de equipas.
Jobs entendia que só pessoas de primeira podiam criar equipas de primeira. A sua visão binária da realidade (quer dizer, ou é bom ou é péssimo; ou é um génio ou um estúpido) levava-o a aplicar essa dualidade a tudo, inclusive às equipas de trabalho e pessoas que contratava. Assim, conseguiu levar para a Apple pessoas de primeira que lhe permitiram criar equipas de primeira e desenvolver produtos de alta qualidade.
Por outro lado, para Steve Jobs os vários departamentos da Apple tinham de trabalhar interligados e sinergicamente. Não aceitava a competição entre sectores da empresa, e os problemas tinham de ser resolvidos em conjunto. Desta forma, havia visões diversas sobre cada problema e uma resolução mais eficaz. “Jobs não organizou a Apple em divisões semiautomáticas, ele controlava de forma rigorosa todas as suas equipas e forçava-as a trabalharem como uma empresa coesa e flexível, como o mesmo objectivo em termos de resultados.”
Um último aspecto sobre as equipas: semanalmente havia reuniões onde eram discutidos vários assuntos e os próprios produtos a desenvolver. A sua filosofia proibia apresentações em powerpoint, pois, segundo ele, “se precisas de slides é porque não conheces aquilo de que estás a falar.” O brainstorming era incentivado, mesmo quando Jobs demolia alguma ideia apresentada ou quem a propunha.
Esta combinação dava origem a melhores ideias e melhores produtos.

2.      foco em poucos produtos e de qualidade.
“Decidir o que não fazer é tão importante como decidir o que fazer”, afirmou. “Isso aplica-se às empresas e aplica-se aos produtos.” Foi “esta capacidade de concentração [que] salvou a Apple”.
Esta forma de funcionamento permitia a criação de produtos de qualidade e impedia a dispersão de energias do grupo.
Paralelamente, Steve Jobs sempre defendeu um controlo absoluto do fabrico do produto de extremo-a-extremo. Ou seja, não havia outros intervenientes e, após a venda, ninguém podia modificar os programas ou produtos. Isso levou-o a ter várias polémicas com quem defendia softwares e hardwares abertos. Quase caricaturalmente, a Apple criou parafusos próprios para os seus equipamentos, de forma a não poderem ser abertos e modificados em lojas de reparações.
A qualidade era um aspecto central nos produtos desenvolvidos, e era tida em conta tanto no exterior como no interior dos equipamentos. A organização e beleza tinha de ser evidente também nos componentes internos dos dispositivos.
O perfeccionismo era a sua marca. Basta recordar que, no início, esteve várias semanas para decidir o grau de curvatura de uma embalagem para computador…

O cliente que adquire um produto Apple, adquire uma experiência completa.
Steve Jobs entendia que a missão da Apple era antecipar aquilo que os clientes vão querer. O seu sucesso está também patente nessa capacidade de antecipação.



Haveria certamente muitos outros aspectos a destacar em Steve Jobs e que estão no caminho do seu sucesso, mas julgo que o foco em apenas dois é suficiente para evidenciar aquilo que o distingue: equipas de primeira e produtos de primeira.

 --//--

Referências
Livro: Steve Jobs
Autor: Walter Isaacson
Editora: Objectiva

Sem comentários:

Enviar um comentário